quinta-feira, 23 de abril de 2015

Livros de Literatura Infantil - Educação Alimentar

Livros infantis são mágicos! 
As ilustrações coloridas e o texto simples e divertido sempre encantam as crianças. Mas existe uma nova forma de utilizá-los: ajudando na hora das refeições! Quando as histórias falam sobre a comida, acabam instigando as crianças a descobrir mais sobre o assunto e a comer melhor.
Alguns títulos:



Sinopse

O objetivo desse livro não é só ensinar a dobrar papel, mas também estimular o uso da criatividade e a querer comer com mais saúde..

 Sinopse

Em versos e rimas, os alimentos provocam uns aos outros, contando as vantagens nutritivas de se comer verduras, frutas e legumes.

Sinopse



A ideia principal do trabalho feito por nutricionistas da USP, é falar sobre boa saúde, o cuidado com o corpo e a questão da higiene, tudo em função de uma vida com mais qualidade. “Sabemos que ao educar a criança a se alimentar bem, teremos menos adultos com problemas alimentares no futuro”






 Sinopse
Se a menina Joana
Não nos come nem nos quer
Não demora muito tempo
Que irá adoecer.

- É verdade, é verdade! -
Interrompeu a maçã. -
Foi isso que o pai lhe disse
Ainda esta manhã.

- Não consigo entender -
Lamentou-se o kiwi. -
Não gostar de comer fruta
Foi coisa que nunca vi!

Sinopse


Por meio de belíssimas ilustrações e de um texto delicado e poético esse livro apresenta ao leitor a pureza das lembranças da infância e da relação que se tem com uma avó. Sopa nos faz viajar pela memória e relembrar cheiros e sensações que nos enchem de felicidade. O livro ainda traz uma receita simples de sopa de abóbora.

Sinopse

Os carismáticos personagens Charlie e Lola nasceram da criatividade da autora e ilustradora inglesa Lauren Child. A coleção de livros da duplinha são educativos e iniciam as crianças no mundo da literatura.
Charlie tem uma irmãzinha, a Lola. Às vezes, ele precisa cuidar do jantar dela. Isso não é nada mole, porque ela é muito enjoada para comer. Até que um dia ele arruma um jeito criativo de resolver o problema, no livro "Eu Nunca Vou Comer um Tomate"(Editora Ática).




Sinopse


Olha o livro: Moça bonita não paga, mas também não leva! Na feira, quando se ouve esse tipo de brincadeira que os feirantes gritam de suas barracas para atrair clientes, a chance de nos dirigirmos a eles é maior. Os vendedores garantem que essa é a alma do negócio - além de oferecer produtos de boa qualidade, claro. 
Já neste livro Hoje é dia de feira, a 'alma do negócio' são refeições com ingredientes naturais, encontrados na feira, em pratos deliciosos, de rápidos a sofisticados, mas todos muito saudáveis, com aquele toque caseiro. Suas receitas levam hortaliças, legumes, carnes, peixes e frutos do mar vendidos nesse rico universo das feiras livres, locais para encontrar uma grande variedade desses alimentos frescos, a um preço acessível, e ainda nos divertirmos com a energia e o bom humor dos feirantes. As especiarias, que nas feiras tem barracas dedicadas só para elas, mereceram um capítulo a parte, com receitas doces e salgadas de dar água na boca. Para saber quais são os benefícios de cada erva ou tempero, recorra aos verbetes em que essas informações são destacadas e aproveite todos eles, investindo nos pratos elaborados a base desses condimentos. Em Hoje é dia de feira você também verá informações sobre outros ingredientes, sua sazonalidade e formas de armazenamento, curiosidades e a influência deles em seu organismo, provando que a feira é, de fato, uma poderosa fonte para boa alimentação e saúde. Leve o livro, moça(o) bonita(o)! Hoje é dia de feira e você pode iniciar, agora mesmo, um menu para sua semana, colocando nele muito mais sabor.


Sinopse


 Na alameda Couve-Flor, toda terça é dia de feira. E os vendedores se preparam para mostrar o que têm de melhor para cada freguês. Mas não é fácil agradar tanta gente diferente! A veterinária só compra o que tem relação com bicho; o diplomata se preocupa com a procedência do produto; tem também o pão-duro, que não gosta de nobreza e o economista que vai em busca do mais rentável, como fruta ou legume de nome composto. Escrito com muito bom humor e delicadeza, o texto, cheio de associações e sobreposições, explora os diversos nomes de ingredientes típicos e pratos brasileiros. Ilustrado por André Neves, o livro apresenta um visual divertido e poético, transformando a feira num lugar ainda mais rico em detalhes e cores do que já é. 



Sinopse

 É dia de feira. Lila, sua mãe e Sibila vão fazer compras e a diversão é garantida no passeio pelas barracas.O encontro de Maria Clara Machado com Eliardo França só poderia ter um resultado: deliciosas histórias para crianças, onde textos e ilustrações se complementam. Lila, sua cachorrinha Sibila e seus amigos são personagens que encantam a todos os pequenos leitores.



Sinopse

 Croquilda não conta detalhes da receita (claro, ela é uma bruxa!), mas imagino que tenha picado as cenouras, as batatas e o alho-poró, colocado em uma panela com água, temperado com pitadas de sal, tomilho e louro, e deixado cozinhar até os ingredientes ficarem macios. Depois, deve ter ajustado os temperos. Se eu fosse ela, também colocaria um pouquinho de azeite. E bateria tudo no liquidificador para virar uma sopa cremosa.
Antes de servir, avise a garotada: eles vão ficar Fortes. Saciados. Grandes. E o Príncipe Encantado… Ai, quase que eu conto de novo!




Sinopse


Conta a história da Camila, uma garotinha que só queria bala, bombom e chiclete, não queria nem saber de experimentar novos sabores. Dona Rosa, mãe desesperada como nós, teve uma ideia: misturar comida com o alfabeto! Camila poderia comer o que quisesse, desde escolhesse apenas alimentos que iniciavam com a letra do dia. Uma brincadeira que pode dar certo em casa também!


Sinopse


A Princesinha cismou que não gosta de salada – principalmente de tomates. Mas, quando lhe dão algumas sementes para plantar e ela vê o tomateiro brotar, a Princesinha muda de ideia!



Sinopse


Apesar das insistências da mãe, Joãozinho recusava-se a comer a sopa. Então, um dia, quando ele olhava tristemente para o prato, um nabo, uma cenoura e uma couve verdinha resolvem falar-lhe da importância de comer legumes para crescer de uma forma saudável.  Imagine-se o espanto da mãe, quando, passado algum tempo, o Joãozinho lhe entrega o prato vazio e lhe pede mais sopa!



Sinopse

 Coleção em dois volumes com 10 livros em cada caixa tratando o tema: alimentação saudável através das frutas.
Cada livro apresenta uma tabela de nutrientes e uma receita para convidar a criança a participar na elaboração.